segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estrela Radiosa

Em alguns casos, anos e anos são precisos para se criar um sentimento de paixão por sua própria terra. Nesses casos, além da paixão, é preciso também a preservação e o conhecimento da história do local onde se vive.
 
Em um dos estados com maior índice de analfabetismo e pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do país, a maioria da população não conhece sua própria história. Para piorar a situação, não existem ações e políticas para reverter essa situação.
 
'Estrela Radiosa' é um curta universitário que mostra o quanto a história de Alagoas está apagada. Filmado em 2010, durante o desfile cívico em homenagem aos 193 anos da emancipação política de Alagoas, o curta revela a inversão de valores durante uma homenagem à sua terra. Onde deveria existir conhecimento e respeito, existiam espectadores aproveitando mais um feriado para se esbaldarem em ignorância e até mesmo, devassidão. A cultura do pão e circo acima da verdadeira honra às raízes e suas mais remotas tradições.
 
O evento, que a princípio era uma homenagem ao alagoano dicionarista Aurélio Buarque de Holanda , levou às ruas centenas de estudantes - da rede de ensino público – semi-nus para um show de exibicionismo em plena Avenida da Paz.
 
De uma forma cômica, Estrela Radiosa é mais uma crítica ao nível da educação pública do estado, que pode até não ter condições de oferecer um dos melhores sistemas de ensino, mas, com certeza, é um dos melhores espetáculos de violência moral ao ar livre e em alguns casos, apoiados pela própria instituição de ensino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário